O VERDADEIRO TESOURO DE UM DISCÍPULO

palavra_pastoralMateus 6:19-21

Muitas coisas podem tirar um discípulo da presença de Deus e desviar o seu foco da sua vontade.

Na parábola do Semeador, Jesus conta que a semente lançada pode cair em diferentes solos. No caso, a semente é a Palavra de Deus e o solo o coração do ser humano. Jesus nesta parábola ensina que há várias maneiras de se receber a Palavra de Deus:

alguns a ouvem, mas não entendem; outros acreditam, mas depois de algum tempo de caminhada com Cristo se desviam; finalmente existem aqueles que ouvem e são perseverantes na sua fé em Cristo e produzem muitos frutos para o Reino de Deus.

Nesta parábola Jesus sinaliza as causas que contribuem para que as pessoas se afastem da Palavra semeada: Satanás, as preocupações e tribulações da vida, a busca excessiva pelas riquezas e os prazeres que o mundo oferece.

Percebe-se que são muitas as prioridades que contribuem para afastar o ser humano do seu Criador e a principal é a busca desenfreada para ser mais RICO e para que este alvo seja atingido não são poucos que deixam de lado a INTEGRIDADE para alcançar a fama, a glória e o poder.

Parece que são poucas as pessoas que se contentam com o que já possuem e passam a maior parte da sua vida buscando sempre ter mais que os outros, mesmo que para alcançar mais BENS MATERIAIS tenham que esgotar suas forças, prejudicar a saúde, se privam da companhia da família e amigos e principalmente da presença de Deus, pois colocam seus corações somente nas RIQUEZAS que logo se acabam.

As Escrituras Sagradas nos ensina que: "...Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu..." (Provérbios 23:4-5).

Então a quem devemos servir? Todos nós temos necessidades materiais, espirituais, físicas, sociais, emocionais e é saudável e de bom senso que "corramos atrás" para que estas sejam supridas, mas não podemos deixar que seja o ÚNICO pensamento de nossas vidas e ocupe todo o espaço de nosso coração.

Jesus disse: "... Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezara o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao seu dinheiro..." (Mateus 6:24).

Davi declarou que Deus era tudo o que importava em sua vida. Deus era o seu bem maior! "...Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti... (Salmos 16:2). Mas à frente disse: "Far-me-ás ver o caminho da vida; na tua presença há fartura, Deus é nosso bem maior e somente nele encontramos fartura de alegria e delicias perpétuas..." (Salmos 16:11).

Que a presença de Deus possa ter um lugar especial em nossas vidas e ocupar todo o nosso coração, pois Ele é o nosso verdadeiro tesouro.

Fraternalmente em Cristo,
Pr. Rômulo